Os incríveis benefícios da batata-doce
- mktdrnorberto
- 23 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de out. de 2024
A batata-doce (Ipomoea batatas L. Lam, família Convolvulaceae) é uma planta nativa dos Andes, que se espalhou pelos trópicos e subtrópicos. É a sexta cultura mais importante, amplamente distribuída em todo o mundo, com abundantes variedades que possuem cores branca, amarela, violeta e avermelhada, e diferentes perfis fenólicos.
Além de ter um sabor agradável (levemente adocicado, sendo uma ótima opção para receitas doces ou salgadas), a batata doce é um alimento muito saudável.
Benefícios da batata-doce:
As antocianinas presentes nesta raiz protegem do estresse oxidativo as células do pâncreas responsáveis pela produção de insulina.
A batata-doce produz saciedade, o que pode contribuir para a perda de peso.
É rica em vitamina A, melhorando a visão. Por ser um alimento rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, tem forte relação com os cuidados oftalmológicos, pois essa vitamina ajuda a proteger a córnea. Além disso, a batata-doce roxa contém antocianina, um flavonoide que previne sintomas como fadiga ocular, visão dupla ou turva.
Contribui para o ganho de massa muscular. Por ser fonte de carboidratos, fornece energia gradativamente para as atividades físicas, evitando quedas bruscas nos níveis de glicose e fraqueza muscular, o que melhora o desempenho durante os treinos. Além disso, o consumo de batata-doce ajuda no ganho de massa muscular, já que o aumento da massa magra depende não só da prática de exercícios, mas também do equilíbrio da ingestão de proteínas e carboidratos.
As fibras e antioxidantes presentes na batata-doce promovem a saúde intestinal. Quando cozida e resfriada, também fornece amido resistente, um tipo de carboidrato que, ao passar pelo intestino grosso, alimenta bactérias benéficas, as quais estão associadas a um menor risco de doenças como síndrome do intestino irritável e diarreia. Portanto, atua como prebiótico e melhora o desenvolvimento da microbiota intestinal.
Fortalece o sistema imunológico. As vitaminas A e C presentes na batata-doce atuam como antioxidantes, protegendo o organismo da ação nociva do excesso de radicais livres e, assim, das infecções.
É um aliado da pressão arterial adequada; os minerais presentes, como zinco, cálcio, magnésio, ferro, manganês e potássio, melhoram o tônus vascular e ajudam a reduzir a hipertensão.
Ajuda a regular o metabolismo, pois é fonte de vitaminas do complexo B, que atuam como coenzimas em diversas reações do metabolismo celular.
Promove a saúde do coração, pois é rica em fibras solúveis, como a pectina, e em antioxidantes que ajudam a reduzir os níveis de LDL (Lipoproteína de Baixa Densidade, associada ao “colesterol ruim”), prevenindo doenças cardiovasculares e outras complicações.
Constitui uma fonte de fitoquímicos lipofílicos. Extratos lipofílicos de raízes de diversas cultivares de batata-doce foram avaliados para fornecer informações sobre suas propriedades nutricionais e potenciais benefícios à saúde. Ácidos graxos e esteróis foram os principais compostos identificados. Os ácidos graxos saturados e insaturados mais abundantes são o ácido hexadecanóico e o ácido octadeca-9,12-dienóico, respectivamente. O β-sitosterol foi o principal fitosterol encontrado, seguido pelo campesterol. Também foram detectados álcoois alifáticos de cadeia longa e α-tocoferol, mas em quantidades menores. Os resultados sugerem que a batata-doce deve ser considerada uma importante fonte alimentar de fitoquímicos lipofílicos saudáveis.
Os produtos residuais da batata-doce roxa (folhas e caules) também são aproveitáveis. Neles, foi encontrada uma fonte de potentes antioxidantes, constituída por fenóis, flavonoides, luteolina 7-O-glicosídeo, rutina, quercetina, kaempferol e apigenina.
Para agendar uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Norberto Paes Campos, clique aqui.

Comments