top of page

Bioestimuladores de colágeno como opção do rejuvenescimento facial

  • Foto do escritor: mktdrnorberto
    mktdrnorberto
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

O uso dos bioestimuladores de colágeno à base de hidroxiapatita de cálcio (CaHA) e ácido poli-L-láctico (PLLA) como opção de tratamento para alcançar o rejuvenescimento global da face, de forma natural e duradoura, tem se demonstrado altamente eficaz ao longo dos últimos anos. Tornaram- se, juntamente com outros tipos de tratamentos estéticos não cirurgicamente invasivos, uma ótima opção para retardar e corrigir os sinais do envelhecimento facial.


Tanto a CaHA quanto o PLLA possuem características em comum de estimular a produção de colágeno do organismo, ao mesmo tempo em que podem também preencher, causando algum grau de volumização dos tecidos, melhorando os contornos faciais, a qualidade e firmeza da pele do rosto e do pescoço, promovendo rejuvenescimento com segurança para os pacientes. 


Em relação às alterações histológicas que o uso da CaHA promove nos tecidos, estudos realizados em pacientes confirmaram a deposição de colágeno neoformado entre e, eventualmente, até dentro das microesferas de CaHA. Constaram a abundante presença de colágeno tipo I no processo de remodelação tecidual, que pôde ser observada pelos métodos de coloração utilizados nos estudos. Em contrapartida, as fibras colágenas tipo III foram vistas em quantidades muito pequenas. Concluíram que a CaHA estimula a deposição de colágeno após 6 meses da aplicação, o que contribui para a melhora clínica das rugas tratadas. Há formação de novas fibras colágenas e remodelação dérmica após 2 meses da aplicação de CaHA subdérmica. Os estudos comprovam que os produtos à base de CaHA são capazes de promover a bioestimulação de colágeno, além do efeito de preenchimento inicial. 


Os resultados clínicos demonstrados pelos estudos comprovam que tanto a aplicação de CaHA quanto de PLLA na face e pescoço, possuem a capacidade de preencher os tecidos, volumizando, suavizando sulcos e rugas e melhorando o aspecto geral da pele dos pacientes. 


Quando comparado ao arcabouço de microesferas de CaHA, as micropartículas de PLLA são degradadas mais lentamente, gerando uma resposta inflamatória mais prolongada. Isto leva a uma maior síntese de colágeno e resultados clínicos mais duradouros. Com 18 meses, as novas fibras de colágeno formadas pela aplicação de PLLA ainda estão presentes. Em média, o resultado após o tratamento com PLLA pode ser observado de 18 até 24 meses 


Apesar de apresentarem ótimos resultados clínicos, é importante que o médico esclareça e alinhe a expectativa do paciente quanto ao tempo necessário para visualizar o resultado decorrente da bioestimulação de colágeno. 


No geral, os resultados alcançados com os bioestimuladores de colágeno são muito satisfatórios, uma vez que os pacientes realmente apresentam melhora significativa dos sinais de envelhecimento após o tratamento, sendo portanto, grandes aliados nos tratamentos estéticos que visam gerenciar o envelhecimento facial. 


Dr. Norberto Paes Campos é médico e atua há mais de 40 anos na área da saúde e estética, com mais de 30.000 pacientes atendidos.


Fale conosco pelo WhatsApp clique aqui e agende uma avaliação GRATUITA.




留言


A CLÍNICA

Rua Ceará 1431 Sala 505

Funcionários - BH/MG

Edifício Spartacus

Tel: (31) 3222-5438

Horário:

Seg - Sex: 8:00 - 18:00 

​​Sábado: 8:00 - 12:00 ​

Domingo: Fechado

  • Instagram
  • Facebook
  • Whatsapp

CONTATO

Obrigado por enviar!

bottom of page