Benefícios dos Probióticos
- mktdrnorberto
- 14 de mar.
- 1 min de leitura
Se a saúde começa no intestino, cuidar dele com bactérias boas, conhecendo os benefícios dos probióticos, é um dos melhores hábitos que você pode adotar para manter o equilíbrio da microbiota e o bem-estar.
Os probióticos são uma combinação de microrganismos vivos que habitam naturalmente o organismo e que, quando consumidos também por meio da alimentação e da suplementação, podem contribuir com a saúde das mais diversas formas.
O termo “probiótico”, derivado do grego e significando “a favor da vida”, foi introduzido pelos cientistas Lilly e Stillwell na década de 1960. Neste caso, torna-se o oposto de antibiótico (no qual “anti” significa “contra”), medicamentos utilizados para eliminar as bactérias que estão causando uma doença.
A descoberta inicial sobre o papel benéfico de certas bactérias é atribuída ao trabalho pioneiro de Metchnikoff no início de 1900, que propôs a possibilidade de usar essas bactérias para substituir microrganismos prejudiciais por benéficos.
Principais benefícios dos probióticos:
Restauram o equilíbrio da microbiota intestinal.
Ajudam o sistema imunológico.
São aliados contra diarreias provocadas por vírus ou bactérias.
Ajudam na recuperação da microbiota intestinal após o uso de antibióticos.
Melhoram o trânsito intestinal.
Protegem contra bactérias nocivas.
Apoio em casos de intolerância à lactose.
Estimulam a absorção de nutrientes.
Podem ter efeitos positivos na redução do colesterol.
Para reforçar o funcionamento do organismo com probióticos, o primeiro passo é consultar um médico nutrólogo. Isso porque existem inúmeras cepas probióticas, e cada pessoa possui necessidades distintas, sendo necessária uma avaliação e recomendação individual.
Para agendar uma consulta com o médico nutrólogo Dr. Norberto Paes Campos, clique aqui.

Comments