3 tipos de Ácido Hialurônico
- mktdrnorberto
- 8 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Você sabia que existem diferentes tipos de ácido hialurônico? Isso mesmo! Essa substância apresenta algumas variações que determinam a sua utilização.
Atualmente, o ácido hialurônico está entre os preenchimentos mais utilizados, sendo aplicado, por exemplo, no preenchimento de rugas e até mesmo modelando o contorno facial, através de aplicações injetáveis.
O ácido hialurônico, em estado natural, não apresenta características ideais para ser um preenchedor. Isso porque ele tem pouca elasticidade e é deteriorado em pouco tempo por uma enzima presente na pele. Dessa maneira, para ser injetado na pele e conferir o volume necessário visando reduzir sulcos e preencher a face e outras partes do corpo, ele é modificado quimicamente. O processo torna a substância mais viscosa e estável, aumentando o seu peso molecular e a sua densidade final. Por essa razão, existem vários tipos de ácido hialurônico, com densidades diferentes, sendo que cada um deles tem uma indicação mais apropriada para a sua aplicação.
Dessa forma, temos 3 tipos de ácido hialurônico:
1. Ácido hialurônico de baixa densidade - O ácido hialurônico de baixa densidade é o mais fluido. Portanto, é usado para rugas mais finas e preenchimento de áreas delicadas, como olheiras, e para hidratação dos lábios. Outra forma de utilização de um tipo especial dessa substância é a aplicação na derme a fim de promover uma hidratação profunda.
2. Ácido hialurônico de média densidade - Já o ácido hialurônico de média densidade é usado em sulcos mais profundos, como bigode chinês, rugas de marionete, rugas tipo código de barras (ao redor da boca), preenchimento labial e outras. Além disso, pode ser utilizado na Rinomodelação — procedimento não invasivo que remodela o formato do nariz.
3. Ácido hialurônico de alta densidade - O ácido hialurônico de alta densidade é mais viscoso e denso, por isso é usado para dar efeito lifting — amenizando rugas — e conferir volume às bochechas, região temporal e queixo.
Os tipos de ácido hialurônico têm indicações diferentes. Por essa razão, é essencial selecionar um médico especialista e experiente para o seu procedimento.
Estamos passando por um momento crítico na área da estética no Brasil, em que vários tipos de profissionais, capacitados ou não, decidiram fazer procedimentos estéticos invasivos e não-invasivos. Nesses casos, sem o preparo e os cuidados adequados, a chance de complicações é muito maior, além do resultado não ser o esperado.
Dr. Norberto Paes Campos é médico e atua há mais de 40 anos na área da saúde, com mais de 30.000 pacientes atendidos. Para agendar uma avaliação gratuita, clique aqui.

Comments